Mão assinando documento

Dando continuidade às nomeações do último concurso público realizado pelo Instituto Nacional do Seguro Social, foi autorizada nesta semana a nomeação de mais 250 técnicos do seguro social aprovados que se juntarão aos 1.000 servidores recém-nomeados em junho.

O INSS declarou por meio de sua presidência que ainda restam aproximadamente 2.000 candidatos aprovados que aguardam oportunidade de nomeação, sendo que a urgência em reduzir a fila de análise de benefícios fez com que o governo optasse por aproveitar o processo seletivo já realizado.

O indicativo de realização de novo concurso no próximo ano leva em consideração dados divulgados em agosto pelo Ministério da Previdência Social indicando que mais de 1,6 milhão de cidadãos estão atualmente aguardando requerimento de algum benefício previdenciário ou assistencial operacionalizado pelo INSS.

O esvaziamento dessa fila de análise vai depender muito da realização de novo concurso público, o que pode estar próximo, considerando que o Conselho Nacional da Previdência Social (CRPS) aprovou recentemente a Proposta Orçamentária da Previdência Social para 2024, na qual consta previsão de novo concurso que permitirá a contratação de mais 7.655 técnicos do seguro social e 1.574 peritos médicos, proposta essa que será encaminhada para análise do Ministério da Previdência Social.

O Atestmed já pode ser requerido diretamente nas agências do INSS

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) publicou no Diário Oficial da União (DOU), portaria com novas regras para requerimento do auxílio por incapacidade temporária por meio do atestmed, permitindo que os segurados possam ir, sem necessidade de agendamento, até uma Agência da Previdência Social para entregar o atestado médico.

Segundo o INSS, essa é mais uma medida que tem o objetivo de agilizar a análise desses requerimentos que aguardam por perícia médica.

Tags:

Sobre o Autor

Editorial
Editorial

Editorial do site PREVIS, responsável pela publicação e atualização de conteúdo do site.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *