Homem sem expressão facial sentado em frente à mesa com computador e celular

Tem sido cada dia mais comum ouvir reclamações de aposentados e pensionistas do INSS que têm sido surpreendidos com descontos de mensalidade de associação ou sindicato em seus benefícios. Os descontos são consignados mensalmente e muitas vezes só são percebidos pelos beneficiários depois de alguns meses de desconto. Pois leia esse SIMPLES ASSIM do PREVIS para se livrar hoje dessa dor de cabeça!

O importante saber nesse momento de surpresa negativa é que o beneficiário do INSS, uma vez constatando desconto indevido de associação ou de sindicato em seus benefícios, deve solicitar pelo Meu INSS a exclusão do desconto e o bloqueio do benefício para que não haja mais essa “invasão”.

A exclusão é realizada de forma automática e, além desse serviço, o beneficiário deve solicitar o de bloqueio de benefício para desconto de mensalidade de associação / sindicato.

Cerca de 1 milhão de beneficiários reclamaram ao INSS de descontos indevidos de mensalidades de associação e sindicato entre janeiro de 2023 e maio de 2024, segundo informações do próprio INSS, sendo que todos os débitos autodeclarados como não autorizados foram cancelados.

Saiba como fazer ao constatar esses descontos

Primeiro passo é verificar se está tendo desconto em seus pagamentos, acessando o aplicativo do Meu INSS em seu celular ou por meio do endereço gov.br/meuinss. No Meu INSS, clique em “entrar com gov.br”. Digite o CPF, a senha gov.br e, na página inicial, clique em “extratos e comprovantes”, depois em “extratos” e em “Extrato de Pagamento de Benefício”. Selecione o período e clique em “buscar”.

Uma vez constatando em seu extrato o desconto indevido de associação ou sindicato, siga os seguintes passos:

  1. Na página inicial, selecione “Novo pedido”.
  2. No campo de busca (lupa), procure por “Excluir mensalidade de associação ou sindicato no benefício”.
  3. Após selecionar esse serviço, na tela que se abre, clique em “Atualizar” para conferir e, se necessário, atualize os dados e clique em avançar.
  4. A seguir, leia as instruções, clique em avançar e informe os dados solicitados.
  5. Se necessário, anexe documentos.
  6. Selecione a agência de relacionamento com o INSS e confira se os dados estão corretos.
  7. Clique em “li e concordo com as informações” e, depois, em avançar.
  8. Após solicitar esse serviço de exclusão, volte à página principal e busque pelo serviço “bloqueio / desbloqueio de mensalidade de entidade associativa ou sindicato” e siga esse mesmo passo-a-passo para solicitar.

Como solicitar estorno de valores

Uma vez concluídas essas primeiras etapas de exclusão do desconto e de bloqueio de mensalidade, siga agora para solicitar a devolução do seu dinheiro de volta para onde nunca deveria ter saído!

Para solicitar essa devolução dos valores descontados indevidamente, uma opção é abrir um chamado no site consumidor.gov.br, que também é acessado por meio da sua senha gov.br, informando os dados do benefício e da associação ou sindicato que realizou tais descontos, sendo possível também realizar essa solicitação pelo e-mail divulgado pelo próprio INSS: acordo.mensalidade@inss.gov.br.

Não deixe também de registrar um chamado de ouvidoria no Fala Br pelo endereço falabr.cgu.gov.br. Quanto mais pessoas prejudicadas reportarem a fraude aos órgãos de controle, mais chance há de descobrirem a origem para que seja combatida.

Tags: |

Sobre o Autor

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *